terça-feira, 18 de setembro de 2012

SVE 4 - Tema: Fé e conversão

Na primeira parte deste tema vamos tratar de fé:
Primeiro vamos ver o que é fé?
1- Conceito de fé
2-Caminhos da fé
3-Fé é um dom de Deus
Em Hb 11,1 fala: A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que ainda não se vêem.
Abraão foi o pai fa fé, porque teve uma experiência com Deus, e ouvindo de Deus uma promessa , que ele seria pai de uma grande nação, ele passa a acreditar mesmo sem ver, e caminha na certeza do cumprimento da promessa feita por Deus.
Muitos no antigo testamento também testemunharam sua fé em Deus, acreditando em sua intervenção em diversas situações. Por exemplo Noé quando foi avisado do dilúvio, acreditou e cumpriu a ordem de Deus e fez a arca.(Gn 7)
Moises pela fé atravessa o deserto e caminha quarenta anos com o seu povo, acreditando tomar posse da terra que Deus os prometeu (Ex3)
E assim em toda a história do povo de Deus se vê manifestações da fé de um povo escolhido.
Hoje como Cristãos fazemos nossa caminhada de fé pelo testemunho dos apóstolos; Porque foram eles que testemunharam a ressurreição de Jesus ICor 15,3-8 , Lc 1, 1-4 Nossa fé é transmitida pela sussessão apostólica, tudo que Jesus ensinou aos doze, foi transmitido pela tradição da Igreja , e quem nela é batizado , passa a fazer parte do corpo místico de Cristo e ter fé em seus ensinamentos.
Resumindo o caminho da fé:¨ Pelo testemunho dos apóstolos chega-se a ressurreição de Jesus, aceitando a ressurreição de Jesus, admitir-se-á que a Bíblia é verdade, admitindo-se que Bíblia é verdade abrir-se-á o coração para acolher a fé que Deus preparou para nós(Ef2,10).¨
A fé é um dom de Deus e sem a fé é impossível agradar a Deus ( Hb11, 6)
Mas existem muitos inimigos da fé : Maligno,racionalismo, materialismo,pecados.
Precisamos do poder de Deus para vencermos os inimigos da fé; esse poder vem em forma de dons e carismas. Porque a fé é um dom sobrenatural infundida por Ele ( Cat153)
Deus deseja que tenhamos fé. Esse é um desejo do coração de Deus, para que possamos vencer mal, para sermos salvos, e conseguir Dele as graças que precisamos na nossa vida .
Como aquela mulher hemorroíssa(Mt9,20) conseguiu a cura pela fé, como o cego Bartimeu(Mc10,46-52) e tantos outros citados no evangelho podemos também mover o coração de Deus e pela fé conseguir a cura, o milagre do qual necessitamos.

Mas precisamos ter fé acreditar em Jesus,mas precisamos também mudar de vida – conversão
O que Jesus disse para a mulher que ia ser apedrejada? Vai e não peques mais .
Então veremos:
1-Conceito de conversão
2-Nossa conversão é plano de Deus.
3- Conversão é uma graça de Deus.
Conversão é sair da direção do mundo e seguir Jesus, deixar a vida velha, transformação de mentalidade.
Jesus começou sua missão convidando a conversão: Mc 1,15 ¨Convertei-vos e crede no evangelho¨
Jesus veio para mudar a nossa vida, nos ensinar um caminho novo ,o caminho da santidade.
Santidade é a vontade de Deus para nós ( Mt5, 48) Sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.
Somos chamados a essa vida em Jesus, a caminharmos nos caminhos de Jesus, para alcançarmos um dia a morada definitiva o céu, e isso é plano de Deus.
Temos um exemplo muito bonito na Bíblia dentre outros, a conversão de Paulo, que antes era um perseguidor dos cristãos, a partir de um encontro com Jesus a caminho de Damasco, tem sua vida transformada, e passa a ser apóstolo da Igreja de Jesus Cristo ( At 9,1-9)
Temos a conversão de Zaquel que teve a graça de receber Jesus em sua casa, e a partir dali se transformou em um novo homem (lc 19,1-9)
Conversão é fruto de nossa resposta a Deus, baseada em nossa fé, mediante a assistência do Espírito Santo.(Cat 1098).
Precisamos da intervenção divina para nos converter, essa intervenção vem em forma de graça especial,chamada dom.( Cat 1098).
A conversão move o nosso coração a seguir Jesus e segui-lo mais e mais.
Vamos pedir que o Espírito Santo aumente a nossa fé, e converta o nosso coração, para que a vontade de Deus se cumpra plenamente em nossas vidas, pois é o que precisamos, pois Jesus já nos salvou, morreu pelos nossos pecados, precisamos acreditar e viver isso , ter fé e mudar de vida.
Abra seu coração e deixe Jesus transformar sua vida e sua história.
Não deixe mais que as seduções do mundo engane você, tenha fé acredite no plano que Deus tem para você, deixe Jesus te mostrar isso, peça ao Espírito Santo que aumente sua fé, e transforme o seu coração e viva essa vida nova que Jesus trouxe para você.
¨Vem Espírito Santo aumente a minha fé e transforme o meu coração¨.

Um comentário: