quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SVE 6 Tema: Cura Interior

O ser humano em sua em sua totalidade necessita igualmente de saúde: física, emocional e espiritual.Quanto mais nos abrirmos a esses fatores, mais plenamente viveremos nossa existência sobre a terra. O Senhor nos quer felizes,tendo ‘vida em plenitude”.Cabe-nos acolher este desejo do Senhor e vê-lo realizado.
Cura interior é a experiência pela qual o Espírito Santo restaura a saúde á área mais profunda de nosso ser. Curar-se interiormente é sempre uma graça Divina, e essa cura é buscada á luz da oração.
As pessoas carregam marcas interiores desde a sua conspeção até a idade adulta, são traumas e situações vividas que deixam marcas profundas causando muita infelicidade na vida das pessoas, comportamentos estranhos e consequências negativas . Isto precisa ser revelado e curado pelo poder do Espírito Santo.
Precisamos entender que a cura interior é necessária pelo seguinte:
1-Para nossa salvação
2-Para viver como filhos de Deus
3-Ser feliz
O que nos impede a salvação é o pecado não e verdade? Já vimos isso nos outros seminários. E o que nos leva a vivermos no pecado , muitas vezes são áreas e situações da nossa vida que precisam de cura, eu preciso tomar consciência, do meu pecado que me priva da graça da salvação, tomo consciência, quando tenho meu encontro pessoal com Jesus meu Senhor e Salvador, então eu começo a caminhar com Jesus e vejo que preciso da graça Dele, de ser curado por Ele , no meu interior machucado e ferido pelo pecado, e por tantas decepções , rejeições, que eu vivi antes de conhece-lo. Aí começa todo um processo de descobertas, eu preciso me abrir a esta graça e me deixar ser curado por Jesus, querer e buscar a cura, através da oração, e dos sacramentos.
Na Bíblia temos o exemplo da mulher que ia ser apedrejada, (Jo 8,1-10) ela foi salva por Jesus ,teve sua vida quase ceifada por aqueles que a acusavam , sem nem saber o porque que ela vivia aquela vida. Mas Jesus sabia de tudo , Ele conhece cada interior, Ele salva, e cura. A partir daquele encontro com Jesus, ela passa a buscá-lo e segui-lo e viver um processo de vida nova, de cura, e passa a se sentir uma filha de Deus, amada e cuidada por Ele, ela se abriu a graça da conversão e da cura, para viver feliz como nunca viveu antes, sem culpas, sem remorsos, plenamente feliz.
Uma pessoa que não é curada nos seus afetos e em suas emoções não consegue viver a dimensão do que Deus sonhou para ela.Em ( Lc 7,37-47) vemos a demostração de um mulher que tendo o gesto de lavar os pés de Jesus e enxuga-los com os cabelos e ainda derramar perfume sobre Ele, chora as suas misérias humanas, carências e traumas, sabendo que só Jesus podia fazer dela uma nova criatura. Precisamos disso, abrir o nosso coração, a nossa vida a Jesus, nos derramar, para que Ele toque e cure cada área, cada situação da nossa vida.
Precisamos trabalhar nosso “eu interior” cheio de feridas e marcas , em todas as suas dimensões, e encontrarmos o caminho de nossa integração humana e cristã. Se colocarmos dentro de nós, pensamentos cristãos segundo o Evangelho e a luz do Espírito Santo, colheremos e distribuiremos aos que nos rodeiam frutos de paz, alegria ,saúde e felicidade.
As pessoas sentem a necessidade da cura interior muitas vezes pelo sofrimento que vivem no tempo presente, podem ser pânico, medo de altura, complexos de inferioridade ,incapacidade, não aceitação de si mesmo e dos outros, são fatos ligados ao tempo da infância, adolescência. Muitos sentem necessidade de serem curados do tempo escolar, relativos aos professores, amigos, diretores de escolas, colegas, castigos recebidos.Outros trazem em si experiências negativas com a própria comunidade eclesial – falamos dos relacionamentos entre fiéis, ou irmãos de caminhada.
Bem o que precisamos entender que todos nós precisamos de cura interior, porque não há ser humano na face da terra que não tenha sofrido em seu interior, com traumas e situações vividas ao longo da vida.
Pe Léo SCJ da Comunidade Betânia, hoje já se encontra na eternidade, foi um homem de Deus que trabalhou muito com esse ministério de cura interior, ele afirmava que todos precisam passar pela cura interior, que é um processo longo e para a vida inteira, e que, quem não tiver o coração curado já está com seu passaporte carimbado para o inferno, ou seja, ele entendeu o que Jesus disse a Nicodemos (Jo3,3) , quem não nascer de novo não entrará no Reino dos Céus. Jesus falava dessa cura que precisa ser realizada em cada um de nós, que estamos neste mundo sujeitos ao pecado e a decepções, um coração cheio de ódios e magoas não é um coração curado, por isso fica difícil um coração assim entrar no Reino dos Céus, é preciso nascer da água e do Espírito como diz Jesus(Jo3,5b) . Então, se queremos ser felizes aqui na terra e ainda entrarmos na Glória celeste é preciso buscar essa cura, onde eu preciso ser curado? preciso me perguntar e buscar.
O "Ministério de Cura Interior” , que trata deste assunto, levando as pessoas através do Batismo no Espírito Santo, no uso dos dons e carismas, viver um processo de cura interior através da oração, essa oportunidade de restauração através de encontros, retiros e atendimentos individuais que é uma benção.
Se você anseia por uma vida feliz , saiba que só é possível, a partir de um coração curado, livre de todo pecado, traumas e ressentimentos, a felicidade só é possível em um coração curado, restaurado pela graça e misericórdia de Deus, nem dinheiro, nem pessoas, nada pode te oferecer esse coração novo, essa vida nova, somente ” Jesus Cristo”, que veio para sarar os contritos de coração(Lc 4,18b). Ele quer te fazer feliz por isso busque sua felicidade, entre neste processo da cura interior, em Jesus tudo pode ser mudado pela força da oração. Ele quer , então façamos a nossa parte. Busquemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário