sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pode pecar contra a fé?

Estamos proximos da abertura do Ano da Fé e convêm se fazer uma pergunta: Pode-se pecar contra a fé? Vejamos:

A fé é a virtude sobrenatural pela qual cremos ser verdadeiro tudo o que Deus revelou, pela autoridade do próprio Deus que revela.
A fé é requisito fundamental para alcançar a salvação, portanto é absolutamente necessária para se alcançar a vida eterna, a união íntima com Deus. “A fé age pelo amor” (Gál. 5,6). Desta forma, devemos procurar conhecê-la, confessá-la, alimentá-la pela oração, pelos sacramentos, pela leitura da Palavra e pela formação religiosa, preservá-la de perigos como a influência de falsas doutrinas, a convivência, leituras de livros, programas de rádio ou televisão, filmes, teatros, conferências, etc., contrários a fé.

Pecados contra a Fé
Pecamos contra a Fé quando a deixamos de lado, esquecendo das coisas de Deus, ou quando a colocamos em perigo. Por exemplo: Ir raramente ou nunca à Missa, não estudar o Catecismo, ler livros que ensinam coisas erradas sobre Deus e sua Igreja.

Peca contra a Fé, principalmente, quem admite dúvidas contra aquilo que aprendemos da Santa Igreja Católica. Hoje é comum ouvir: eu sou católico, mas não acredito nesse ponto ou naquele. Há muitos que não acreditam na Palavra de Deus, que não acreditam no inferno ou no demônio. Outros não creem mais na presença real de Jesus na Eucaristia. Eles escolhem dos dogmas católicos os que lhes convém. É esse o sentido da palavra heresia: escolher, separar por opiniões próprias. O pecado mais grave contra a Fé comete quem a renega, abandonando a Igreja Católica, passando para falsas religiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário