sábado, 22 de setembro de 2012

SVE 8: Tema: Vida em Comunidade

A comunidade como fruto do Espírito Santo
O que é comunidade? É um lugar onde as pessoas vivem na qualidade do que é comum, com participação em comum, sociedade, pode ser em colonias, pessoas religiosas que vivem em grupo, pessoas que vivem segundo um mesmo objetivo.
Como é viver em comunidade? existem várias formas de se viver em comunidade:
1° Existem as comunidades paroquiais e comunidades eclesiais
2° As comunidades tem uma finalidade
3° Comunidade é fruto do Espírito Santo
Já vimos acima o conceito de comunidade, mas vamos ver o que vem a ser as comunidades Paroquiais e eclesiais em At 2,42, relata a vida dos apóstolos em comunidade, que já havia a doutrina no qual eles perseveravam e que tudo era comum, dividiam seus bens com alegria. Com o passar dos seculos isso foi se difundindo e aumentando, hoje a igreja esta dividida em Dioceses onde tem o seu Bispo que tem a autoridade sobre a Igreja particular , mas que por sua vez está subordinada ao Vaticano, ao Papa. Nas dioceses estão as Paróquias, que tem o Padre que é o Pároco, que por sua vez estão pastoreando as comunidades, com seus trabalhos pastorais que é a vida da Igreja, a participação do leigo é bem ativa e o número de fieis bem significativo.
A vida de Jesus sempre foi comunitária, os apóstolos aprenderam com Jesus.
O Catecismo da Igreja Católica no paragrafo 900,901 fala da participação do leigo no múnus Sacerdotal de Cristo.
Todo leigo está inserido em uma Paróquia que é uma determinada comunidade de fiéis, constituída de maneira estável na Igreja particular. É o lugar onde todos os fieis podem ser congregados pela celebração dominical da Eucaristia ( Missa). A paróquia incia o povo Cristão na expressão ordinária da vida litúrgica, reúne-o nesta celebração , ensina a doutrina salvífica de Cristo, pratica a caridade nas obras boas e fraternas. ( Cat 2179).
A finalidade das comunidades é : Ter uma experiência de salvação; propiciar maior unidade entre as pessoas, amor entre os irmãos em uma vida fraterna, organizar melhor a caminhada para que os leigos vivam os sacramentos, propiciar formação evangélica ajudando as pessoas a serem verdadeiros Cristãos.
Hoje temos também uma nova realidade de comunidade que é as ” Novas comunidades” onde a vida em comum é vivida como a dos primeiros Cristãos . Elas são frutos do Batismo no Espírito Santo. Nessas comunidades há leigos consagrados, Padres, celibatários, tem-se os membros de vida e aliança, prestam relevante serviço as Paróquias e também a sociedade conforme o seu carisma. Podemos citar como exemplo a comunidade Canção Nova, Shalon, Obra de Maria, Deus Existe, Cordeiro de Deus, e muitas outras espalhadas pelo mundo inteiro.
O importante é entendermos que não podemos viver sem a comunidade, sem os irmãos, sem a Igreja, porque isso é vontade e plano de Deus, que nos amemos uns aos outros como Jesus nos ama, que estejamos sempre prontos a servir a Deus e aos irmãos em uma vida comunitária, seja ela uma comunidade eclesial, ou uma comunidade de vida, para que sejamos um como Jesus e o Pai são um. Esse é o desejo de Deus para cada filho seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário