quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A CURA DAS AMARGURAS




      Amargura: s. f. - 1. Sabor amargo. 2. [Figurado]  Angústia. 3. Azedume.
      As angústias geram em nós diversos sintomas: Angustia é uma dor no peito provocada geralmente por frustrações, sentimentos de ingratidão, sentimentos de culpa e também por inseguranças.
Uma traição nos leva a um sentimento de frustração que provoca angustia. Se já estávamos sofrendo por carência vamos aumentar o sofrimento com a angústia.
Mãe por insegurança fica angustiada quando o filho vai a uma festa. Enquanto o filho se diverte a mãe sofre.
Pessoa que fala na hora da emoção algo que se arrepende e provoca angustia.
Temos que tratar a causa para eliminar os sintomas.
Caso isto não seja feito vamos sofrer com a angustia pelo resto da vida. Sempre vamos ter problemas, mas nem por isto devemos ser angustiados. Quantas pessoas tem problemas e não são angustiadas.
Tratando as causas para eliminar os sintomas: É no peito que nossas emoções se manifestam. O peito funciona como uma caixa de ressonância de nossas emoções. Quer saber se você está bem emocionalmente perceba o que sente no peito. Angustia são emoções mal resolvidas ou mal compreendidas.
Temos que nos livrar deste mal: Angustia é um aperto, uma dor no peito causada por frustrações, sentimentos de culpa, conflitos familiares, conflitos amorosos, conflitos conjugais, inseguranças, tristezas, traição, perdas, problemas financeiros, etc. Parece que o peito vai estourar, a garganta se fecha e a ansiedade ataca.
Sem trabalhar a causa para eliminar de forma definitiva a ANGUSTIA vamos estar sempre expostos a este problema.
Se não for trabalhada a causa a angustia vai voltar. Um dia é por sentimento de frustrações, outro por sentimento de culpa ou insegurança. Sempre estaremos expostos a pressões que nos vai causar angustia se não estivermos preparados.
Quando mais a pessoa se amar, menos angustia vai ter. Só não tem angustia pessoas seguras e felizes. Será que isto e possível?

      A angústia tem cura. Is 53 diz que pelas chagas de Jesus fomos curados: “Por suas chagas fomos curados”. Isso é, por suas angústias sofridas durante a Paixão e morte de cruz, fomos curados.
      Jo 19,34 nos diz: “Um soldado tomou a lança, transpassou o lado de Jesus e dali: Jorrou sangue e água”. O Sangue e a água que jorraram do lado de Jesus foram postos para fora se tornando assim para nós uma fonte de cura. Se guardamos dentro de nós frustrações, sentimentos de culpa, conflitos familiares, conflitos amorosos, conflitos conjugais, inseguranças, tristezas, traição, perdas, problemas financeiros, etc. isso vai gerar em nós diversos tipos de enfermidade. Então, o que podemos fazer para sermos curados da angústia?
      Aprendermos a abrir o nosso coração como Jesus e para Jesus. Só Jesus pode nos curar das angústias. Essa era sua missão: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.(Lc 4,18-19)
      Primeiro Passo: Quantas pessoas foram atrás de Jesus à procura de cura abrindo suas angustias para ele e foram curadas? Basta lembrar algumas: A hemorroíssa, Zaqueu, Bartimeu, os leprosos, Jairo, etc. Então a primeira coisa a fazer é abrir o coração para Jesus dizendo-lhe o que é que nos angustia.
      Segundo Passo:Deixar Jesus tocar na causa da nossa angústia: A hemorroíssa deixou Jesus tocar, alias ela quis tocar em Jesus pois sentia que assim que tocasse nele ele tocaria a causa da sua angústia e ela ficaria curada. E assim foi. Zaqueu deixou Jesus tocar a sua angústia levando-o bem para dentro da sua casa, e ele ficou curado. Jairo levou Jesus para dentro da sua casa e deixou Jesus tocar em sua filha que era a causa da sua angústia e ela ficou curada.
      Terceiro Passo: Assumir a cura, tomar posse da cura. Jesus tocou? A cura aconteceu. Passar a agir como uma pessoa curada. Lembremo-nos de suas palavras: “A tua fé te salvou”. É pela fé que somos salvos das angústias.
Vamos rezar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário