segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Pensar de Deus

No domingo que passou a liturgia nos apresentou no Evangelho uma fala de Jesus que mexeu comigo. Foi esta: "Tu não pensas como Deus, mas como os homens." Fui refletir sobre isso e acabei pregando sobre isso. Deus nos chama de fato a uma vida sobrenatural, isso é, a uma vida que esteja acima do natural, que esteja acima do pensar do homem. De fato, o pensar do homem é o que domina nos dias de hoje.
Por exemplo, o evangelho nos diz: amar teus inimigos (pensar de Deus), mas o mundo diz ama quem te ama (pensar do homem); Deus diz: "Não julgueis" (pensar de Deus), o mundo diz "julgue, fale mal de quem fala mal de você; Deus diz: "Se alguém te bate na face direita, ofereça a esquerda" (pensar de Deus. O mundo diz: "Não leve desaforo para casa, bateu levou." (Pensar do homem). Desta forma, o pensar do homem tem levado muitos cristaos a agir simplesmente como homens, no natural e não no sobre+natural, não segundo o pensar de Deus.
Infelizmente até eu mesmo tomei consciência de que hajo muitas vezes assim. Esse agir segundo o pensar do homem tem destruído a morada de Deus no homem que para ser reconstruída precisa que o pensar de Deus passe a ser o nosso guia. Vale a pena ressaltar as palavras de Jesus a Pedro: "Afasta-te de mim Satanás, pois pensas não como Deus e sim como os homens".
A vida espiritual requer cuidados para que não caiamos na armadilha do maligno que quer que pensamos no natural e não no pensar de Deus.
Padre Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário