quinta-feira, 27 de junho de 2013

Onde você está construindo sua casa?


Muitos se esquecem que a devoção à Misericórdia não consiste apenas em rezar o terço da misericórdia, venerar a imagem da Misericórdia, celebrar a hora da misericórdia e a festa da misericórdia, mas consiste também em praticar obras de misericórdia.
"Essa imagem deve lembrar aos homens as exigências da minha misericórdia, porque mesmo a fé mais forte nada adianta sem as obras". (D. 742)
Portanto, a pessoa que decide praticar obras de misericórdia está construindo a casa da sua vida sobre a rocha e não sobre a areia. Mas, aquela que decide construir sua vida sobre a areia não está interessada nas obras de misericórdia. 
No D. 1317 Jesus Misericordioso diz que um dia, essa casa vai ser posta à prova, vai ser avaliada se foi construída sobre a areia ou sobre a rocha, aí ele exorta-nos a antecipar esse dia do julgamento praticando obras de misericórdia.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Jesus diz que toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus.
Se ela se dispõe a viver a misericórdia, com certeza, os frutos serão bons. Sabemos que viver a Misericórdia é um desafio que Deus nos propõe. Existem três maneiras de fazermos isso: pela ação, pela palavra e pela oração. (cf. D. 742)

Que tipos de frutos você observa em sua vida?

terça-feira, 25 de junho de 2013

Os dois caminhos


No Diário de Santa Faustina 153 ela fala de dois caminhos, que tem tudo a ver com as duas portas: a estreita e a larga de que nos fala o evangelho de Mt 7:
"Entrai pela porta estreita,  porque larga é a porta 
e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele
! "
Existe duas maneiras de viver a vida: com misericórdia - estrada estreita (porta estreita) - ou sem misericórdia - estrada larga (porta larga).
Se eu quero que me tratem com misericórdia, vou me esforçar por tratar os outros com misericórdia.
Se eu quero que não me tratem com misericórdia, não vou tratar os outros com misericórdia.
Está diante de mim os caminhos: a escolha é minha. Que farei?

Padre Antônio Aguiar

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Milagre

No dia 24 de Junho se celebra São João Batista. João é filho de Isabel e Zacarias. Lembremo-nos que Isabel era estéril, uma daquelas pessoas para quem olhavam e pensavam que não tinha jeito, que humanamente falando jamais engravidaria.
Como os homens pensam verdadeiramente diferente de Deus. É como diz Jesus no D. 1448: "Ainda que tudo pareça humanamente perdido, a misericórdia pode fazer um milagre". (Citação livre)
E Jesus fez um milagre. Isabel ficou grávida. Nem Zacarias acreditou que seria possível. Mesmo sendo avisado pelo Arcanjo Gabriel.
Por isso, se você vive uma situação onde as pessoas dizem que humanamente não tem solução, acredite não no que os homens dizem, mas confie na Misericórdia.

domingo, 23 de junho de 2013

Pela sua dolorosa Paixão


“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Assim disse Jesus no evangelho desse dia 23 de junho. Jesus estava falando da sua dolorosa paixão, que segundo o CIC§1476  " é o valor infinito e inesgotável que têm junto a Deus as expiações e os méritos de Cristo, nosso Senhor, oferecidos para que a humanidade toda seja libertada do pecado e chegue à comunhão com o Pai. E em Cristo, nosso redentor, que se encontram em abundância as satisfações e os méritos de sua redenção".

Da Paixão de Jesus toda a humanidade foi liberta do pecado e chegou à comunhão com o Pai.
Recorramos à dolorosa paixão de Cristo e peçamos misericórdia por nós e pelo mundo inteiro.

Tesouros

Saiba de que tesouros no céu fala Jesus.

Em Mt 6 Jesus nos convida: "19Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. "
De que tesouro está falando Jesus? 
No Diário de Santa Faustina 1317 vemos uma palavra que pode nos ajudar a compreender o que diz o Senhor:
"Oh! se as almas quisessem armazenar os tesouros eternos, não seriam julgadas, antecipando meu julgamento com obras de misericórdia".
Rezei em cima dessa palavra e vi que poderia ler a palavra do Evangelho acima com pequena adaptação: "Pratiqueis obras de misericórdia, que são ,para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam." 
Então, aproveitemos o tempo que o Senhor nos dá de vida e pratiquemos obras de misericórdia espirituais e corporais, armazenando assim tesouros para o céu.

sábado, 22 de junho de 2013

Viver da Providência





Jesus nos convida a não nos preocuparmos com a nossa vida, 
com o que haveremos de comer ou beber;nem com o vosso corpo, 
com o que haveremos de vestir.
Diz que devemos observar os pássaros do céu e os lírios do campo que não semeiam, não colhem,nem ajuntam em armazéns. O Pai que está nos céus os alimenta. Pede ainda que olhemos como crescem os lírios do campo:eles não trabalham nem fiam. Deus o veste a ele que é erva do campo
Então o que devemos fazer?
Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça,e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo.
Buscar em primeiro lugar o reino de Deus é viver o que Jesus Misericordioso diz: "Eu te garanto recursos constantes dos quais viverás. A tua obrigação é confiar totalmente na minha bondade. Se fizer isso,a minha é dar a você tudo o que você precisar. Eu me faço dependente da sua confiança. Se ela for grande,a minha generosidade não terá limites". (D. 548)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

A Misericórdia fala conosco

Eu falo com você pelos remorsos da consciência, pelos prejuízos e perdas, pelos sofrimentos, pelas tempestades e raios, falo pela voz da Igreja. (Diário 1728)
Jesus Misericordioso encontrou diferentes formas para falar conosco.
São cinco as formas:
1-Remorsos da consciência: Certa vez o jovem João Bosco perguntou ao diretor espiritual:"O que é a consciência? " "È a voz de Deus falando em nós". - respondeu Dom Colosso.
2-Pelos prejuízos e perdas: teve algum tipo de prejuízo? Perdeu alguma coisa? Pergunte a Deus o que ele quer falar com você? Ele está querendo lhe dizer alguma coisa.
3- Pelos sofrimentos: Está sofrendo? Deus está falando com você. Alguma coisa não está bem. Pergunte a ele o que?
4-Pelas tempestades e raios: Tudo parece tranquilo e, de repente, do nada começam a cair raios e se arma uma tempestade. É Deus falando. Ouça.
5-Fala pela voz da Igreja.
Já ouviu Deus falar com você hoje?

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Intenção do coração

Com que intenção de coração você faz as coisas? Essa é uma pergunta que emerge do evangelho que temos diante de nós. Jesus diz que nele há homens que praticam atos com a intenção no coração de serem vistos: aquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:1'Ficai atentospara não praticar a vossa justiça na frente dos homens,só para serdes vistos por eles.Caso contrário, não recebereis a recompensado vosso Pai que está nos céus.


Daí nos pedir para que quando praticarmos alguns atos como dar esmola, jejuar e orar o façamos com a intenção reta do coração. Vejamos que atitude ele recomenda:
2Por isso, quando deres esmola,não toques a trombeta diante de ti,como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas,para serem elogiados pelos homens.Em verdade vos digo:eles já receberam a sua recompensa.3Ao contrário, quando deres esmola,que a tua mão esquerda nóo saibao que faz a tua mão direita,4de modo que, a tua esmola fique oculta.E o teu Pai, que vê o que está oculto,te dará a recompensa.

Quando der esmola, Jesus recomenda que a intenção do seu coração busque a discrição.
5Quando orardes,não sejais como os hipócritas,que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças,para serem vistos pelos homens.Em verdade vos digo:eles já receberam a sua recompensa.6Ao contrário, quando tu orares,entra no teu quarto, fecha a porta,e reza ao teu Pai que está oculto.E o teu Pai, que vê o que está escondido,te dará a recompensa.Quando orar que a intenção do seu coração seja de o fazer ocultamente, silenciosamente sem chamar atenção.
16Quando jejuardes,não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas.Eles desfiguram o rosto,para que os homens vejam que estão jejuando.Em verdade vos digo:Eles já receberam a sua recompensa.17Tu, porém, quando jejuares,perfuma a cabeça e lava o rosto,18para que os homens não vejamque tu estás jejuando,mas somente teu Pai, que está oculto.E o teu Pai, que vê o que está escondido,te dará a recompensa.
Quando jejuar faça com rosto alegre de modo que não percebam a intenção do seu coração.
Não pensemos que Jesus não presta atenção ao nosso coração: "Presto atenção às batidas do seu coração". (Diário 1728).

Reveja quais são as intenções do seu coração.

terça-feira, 18 de junho de 2013

A medida de Deus


Qual é a medida de Deus?
  Em Mateus 5,43-48 podemos ver a diferença entre a medida do homem e a medida de Deus. Veja a medida do homem: 
43Vós ouvistes o que foi dito:'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!'
Veja a medida de Deus:44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigose rezai por aqueles que vos perseguem!Vosso Pai que está nos céus,porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons,e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
Medida do homem:Amais somente aqueles que vos amam,
saudar somente os irmãos.

A Misericórdia é a medida de Deus: amar sem medida. 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Vencer o mal com a Misericórdia


Jesus nos pede uma nova atitude diante do mal: vencê-lo com a Misericórdia e não com a vingança. Veja o que ele diz no evangelho de Mt 5: 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 
38Ouvistes o que foi dito: 
'Olho por olho e dente por dente!' 
39Eu, porém, vos digo: 
Não enfrenteis quem é malvado! 
Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, 
oferece-lhe também a esquerda! 
40Se alguém quiser abrir um processo 
para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 
41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, 
caminha dois com ele! 
42Dá a quem te pedir 
e não vires as costas a quem te pede emprestado."
O convite de Jesus é vencer com o bem o mal que nos é feito, como ele, venceu na cruz o mal que lhe foi feito com o perdão: Pai, perdoai-os. Eles não sabem o que fazem.
Como você tem reagido a quem te faz mal?

domingo, 16 de junho de 2013

Limites à Misericórdia


Podemos colocar limites à Misericórdia de Deus?
A Palavra de Deus diz que um fariseu chamado Simão tentou isso. Acompanhe: "Naquele tempo, 36 um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37 Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38 e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39 Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.
É aqui que Simão tenta colocar limites ao amor e à misericórdia de Deus. Mas veja a resposta de Jesus.
"40 Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, Mestre!”
41 “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro, cinquenta. 42 Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?”
43 Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.
44 Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45 Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46 Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume.
47 Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor”.
48 E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”.
49 Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?”
50 Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”
Sempre estamos querendo colocar limites à misericórdia de Deus. Mas, é como Jesus disse a Santa Faustina e hoje diz a mim e a você: O meu amor e a minha misericórdia não conhecem limites.


sábado, 15 de junho de 2013


Paz! Quantas pessoas, quantas famílias e sociedades querem ter paz.
Mas Jesus diz que a paz só é possível se eu me voltar com confiança para a sua Misericórdia. (cf. D. 300)

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Falar das dores do coração

"Jesus, tenho tantas coisas a vos dizer".
E o Senhor me disse:
 - Fala, minha filha.
- E comecei a
falar das dores do meu coração. (D. 929)
Fale hoje das dores do seu coração para Jesus Misericordioso. Ele as aliviará.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

A Misericórdia vence a justiça


A Misericórdia vence a justiça. (D.1572)
Isso é, Deus vence o mal que está em você, continuando a fazer o bem a você.
Rm 5,8: Essa é a prova de que Deus nos ama: Cristo morreu por nós, quando ainda éramos pecadores.
Deixe Jesus vencer o mal, o pecado que está em você pelo bem.
Procure vencer o mal no outro fazendo a ele o bem. Isso é Misericórdia.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Doce Coração de Jesus

Só o Coração de Jesus pode modificar o mundo. E essa modificação começa pelo meu e pelo seu coração. Então rezemos juntos: "Doce Coração de Jesus, fazei o meu coração semelhante ao vosso."

terça-feira, 11 de junho de 2013

Jesus cuida de você

A pessoa que coloca a sua confiança na Minha Misericórdia - disse Jesus a Santa Faustina e hoje diz a mim e a você - é a pessoa mais feliz, pois vê Eu mesmo cuidando dela. (Cf. diário de Santa Faustina 1273)

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Não se entregar


Um zelador ou zeladora jamais pode se esquecer que é uma pessoa e como toda e qualquer pessoa humana pode acontecer que fique doente. Quando isso acontece, às vezes, ficamos com uma preguiça de rezar.
Como agir nessas situações?
Santa Faustina escreve: "Apesar de estar doente, decidi rezar hoje, como de costume, a Hora Santa".
Não se entregar ao desânimo. Quando se está doente e as forças falham, aí é que precisamos rezar ainda mais.
Pense nisso.

domingo, 9 de junho de 2013

sábado, 8 de junho de 2013

Abram as suas portas


Diz às almas que não impeçam a entrada da minha misericórdia nos seus corações, pois ela deseja tanto agir neles. A Minha misericórdia trabalha em todos os corações que lhe abrem as suas portas. (D. 1577)
Não impeça a entrada da misericórdia de Deus no seu coração. Eis uma oração que você deve fazer para você e para os membros de sua família que recebem a visita da Capelinha da Misericórdia?

Senhor, fazei que eu não impeça a entrada da sua misericórdia no meu coração. Fazei com que os membros da minha família também não impeçam a entrada da sua misericórdia nos seus corações.
Jesus vai com sua misericórdia trabalhar em seu coração se você abrir a sua porta.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Recadinho


Recadinho do Coração de Jesus para você que acabei de receber na Capela: "Sempre espero por você, presto atenção às batidas do seu coração, para ver quando ele bate por mim". (Cf. no Diário de Santa Faustina 1728)
Você está vendo zelador: Jesus presta atenção às batidas do seu coração, para ver quando ele bate por ele. Se ele está tão atento até mesmo às batidas do seu coração, você não precisa temer absolutamente nada.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Buscar Graças

Ofereço aos homens um vaso, com o qual devem vir buscar graças na fonte da Minha Misericórdia. O vaso é a Imagem com a inscrição: "Jesus, eu confio em Vós!" (D. 327)
Esse vaso de que Jesus fala você recebe em sua casa através da Capelinha da Misericórdia. Ele está entrando em sua casa desejo de te conceder graças. Será que você está aproveitando?

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Para ser santo confie em Jesus

Os maiores  pecadores atingiriam grande santidade, desde que tivessem confiança na minha misericórdia. (D. 1784)

terça-feira, 4 de junho de 2013

Carta para Maio-Junho



Niterói, 03 de junho de 2013
Querido irmão zelador e zelados:
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
No mês passado devido à correria acabei por esquecer de escrever a carta para você. Deus nos tem dado o entendimento do quão importante é o seu trabalho de formiguinha de levar a Misericórdia de Deus às famílias colaborando assim com o plano de salvação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O Papa Francisco recentemente disse: "Um pouco de misericórdia faz do mundo um lugar menos frio e mais justo",  As palavras são palavras de alguém que ama. Elas nos indicam o caminho.
E acrescentou: "Precisamos compreender bem essa misericórdia de Deus, desse Pai misericordioso de paciência infinita. (...) Ele nunca se cansa de perdoar, mas nós, às vezes, nos cansamos de pedir perdão." O Papa Francisco nos encoraja. 
As palavras do nosso Papa são um encorajamento para continuarmos firmes na missão a nós confiada pelo Senhor. Deus conta com você para que sua Misericórdia chegue a todos os homens. 
Outra notícia importante é que começamos a reunião preparatória tendo em vista a organização do Congresso do Projeto Misericórdia nas Famílias em dezembro próximo aqui em São Gonçalo - RJ. Ele é voltado prioritariamente aos zeladores e zeladoras. Pedimos que você se organize e venha participar conosco.
Deus abençoe
Pe. Antônio Aguiar

Como vencer a tentação?


O zelador em seu trabalho passa por muitas tentações ou tem que lidar com as tentações que assolam seus zelados. Como agir nessas situações? Partilho com você a meditação que nessa manhã fiz. Estava meditando o Evangelho onde apresentam a Jesus a moeda onde está a inscrição de César, de onde sai a famosa frase: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
Meditei sobre a frase de Jesus: Por que me tentais? 
Imediatamente o Espírito Santo me trouxe ao coração Tg 1 que diz: 
"Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus não tenta a ninguém".
O entendimento que me foi dado foi: Se Deus não tenta a ninguém, quem é o tentador?
Gn 3: O Encardido tenta Adão e Eva.
Lc 4: Tenta a Jesus no deserto.
Me veio a dinâmica do Encardido através dessas duas passagens para nos levar a cair na tentação:
Primeiro: A tentação vem pelos olhos.
Segundo: Provoca um rebuliço no coração. (Mc 7)
Terceiro: Queda na tentação.
Como vencer a tentação?
Diário de Santa Faustina 1760: 
a)Não entrar em diálogo com ela mas confessar imediatamente.
b)Não ter medo de lutar, pois, lutando tendo ao seu lado Jesus você a vencerá.

domingo, 2 de junho de 2013

Optar pela Vida

Entenda por que Jesus opta pela vida.

Num tempo em que a vida não era tida em grande consideração, a atitude do oficial romano que manda pessoas para pedir a Jesus que cure seu servo mostra que ele era um homem que optava pela vida. 
Pensei nas palavras da guia do nosso grupo do ano passado em Israel que nos chamava a atenção para pormenores do evangelho como por exemplo, quando Jesus cura a filha de Jairo e manda lhe dar de comer. 
Provavelmente aí, temos o motivo da morte daquela menina:morrera de fome. Pois a comida era primeiro destinada aos homens, e, se sobrasse alguma coisa as mulheres comiam. Daí, dá para entender o motivo pelo qual Jesus ressuscitou o filho da viúva de Naim. Era filho único e ela viúva. Quem iria dar de comer aquela mulher. Ela estaria fadada  a acompanhar o filho ao cemitério em pouco tempo. 
Jesus faz uma clara opção pela vida: "Eu vim para que todos tenham vida". (Jo 10,10)
Por isso, a postura do oficial romano que se interesse pela vida do seu escravo chama a atenção do Coração de Jesus. Este também manifesta uma atitude de fé: pede a Jesus que cure seu servo dizendo que não é digno de que entre em sua morada, mas que basta dizer uma palavra de onde estiver que seu servo será curado.
Optemos com Jesus pela vida.

sábado, 1 de junho de 2013

"O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido". (Lc 19)

"O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido". (Lc 19)