sexta-feira, 19 de julho de 2013

A virtude da Misericórdia


"A virtude da misericórdia é o laço de fraternidade entre os homens, que salva e consola todos os que sofrem; é a imagem da Providência Divina, porque tem o olhar aberto às necessidades do próximo; é sobretudo a imagem da Misericórdia Divina, como disse o Salvador: “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6, 36).
Devemos compreender que essa virtude não nos é apenas aconselhada, mas é uma estrita obrigação de todo cristão. Muitas pessoas têm uma noção errônea a respeito da virtude da misericórdia; pensam que praticando atos de caridade estão fazendo apenas um favor e um sacrifício que depende da nossa vontade e do nosso coração bondoso. No entanto o que ocorre é inteiramente oposto. A virtude da misericórdia não é apenas um conselho que se possa seguir ou deixar de praticar sem pecado; ela é um direito estrito e uma obrigação. Ninguém pode eximir-se de praticá-la.

Isso resulta da Sagrada Escritura, da voz da razão e do nosso relacionamento de fraternidade. Já no Antigo Testamento essa virtude obrigava estritamente a todos. Lemos nos livros de Moisés: “Eu te ordeno: abre a mão em favor do teu irmão, do teu humilde e do teu pobre em tua terra” (Dt 15, 11). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário