terça-feira, 9 de abril de 2013

Nascer de Novo

O Evangelho de hoje nos lembra a conversa de Jesus com Nicodemos durante a qual Jesus lhe fala que é necessário nascer de novo, nascer do Espírito. Nicodemos pergunta a Jesus se isso é possível e como isso se daria. Ficou surpreso como nós podemos ficar surpresos também.
Mas a Misericórdia nos garante que isso é possível. Primeiro o novo nascimento se dá no batismo e pelo batismo. Segundo toda vez que pecamos e nos confessamos então recebemos o perdão dos pecados e nascemos de novo. A imagem que Deus me dava era a de um mergulho.
Quando um mergulhador mergulha ele prende a respiração e mergulha na água. Mas precisa de vir à tona para tomar novo fôlego para poder mergulhar de novo.
O entendimento que me vinha era que o novo nascimento precisa da nossa parte esforço (mergulhar). Quando o homem velho quer vir à tona não podemos deixar mas precisamos de tempo para respirar, para deixar Deus operar em nós. Depois que respiramos fundo aí então podemos retomar a conversa, podemos ter um novo comportamento, ter um olhar novo para aquela pessoa, para aquela situação.
Isso é nascer de novo. No Diário 1448 Jesus diz que o que não é possível par ao homem para Deus é, para a Misericórdia é. Então procuremos nascer de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário