sexta-feira, 6 de maio de 2011

O que é temperamento?

Na convivência em família temos que conviver com temperamentos diferentes e aprender a lidar com o temperamento um do outro. Mas o que é temperamento?

Temperamento é a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento da pessoa e que envolve os gens recebidos dos avós e pais e ainda uma imprevisibilidade, algo de imprevisto que pode acontecer; em outras palavras, temperamento é a natureza do homem, que é formada por fatores hereditários, que se encontram profundamente enraizados na pessoa. Temperamento é aquilo que chamamos de meu jeito de ser… E este jeito muitas vezes traz deficiências, como: Reagir de modo diferente do desejado, dificuldade de entender as pessoas e a si próprio.


Na verdade, todo mundo pode mudar e preciso lutar pra isto, não dá pra se acomodar com as atitudes, com o temperamento que se tem. Todo temperamento pode ser mudado, controlado pelo Espírito Santo, já que nenhum temperamento foi criado pelo diabo, nem é bom ou mal em si mesmo, mas todos os temperamentos foram criados por Deus, e possuem fraquezas e virtudes, que o inimigo pode influenciar e trabalhar por meio das fraquezas do temperamento do homem. Quando compreendemos nosso temperamento e o entregamos ao controle do Espírito podemos ser mais felizes.


Depois falaremos de cada um dos temperamentos.


Pe. Antônio Aguiar

Um comentário:

  1. Ola a paz.
    Esse campo me intereco bastante, como e dificil me conhecer como realmente sou, e saber que realmente sou assim e que preciso mudar, ou controlar nao sei como expressar.A quem diz que a gente nao muda e sim aprende a se controlar. Ha tambem quem diz que a gente muda sim se converte. Vai entender ne..O mais bonito e que em todas essas opinioes aprendi a respeitar. Mas para o senhor qual e a realmente correta? Aguardo respostas e tambem sobre os temperamentos
    Bjs fraternos Genilde Japao

    ResponderExcluir