segunda-feira, 30 de maio de 2011

Corrigindo sobre Temperamento Sanguineo

Uma seguidora do blog, comentou ter notado a semelhança entre temperamentos sanguineo e colérico. Pediu: "Se puder corrija por favor!" Quero pedir desculpas e passo a correção. (Pe. Antônio)


"Quando se fala do temperamento sanguíneo, se fala de “sangue quente”, de vivacidade. É um temperamento eufórico, vigoroso, que vive o presente, esquece facilmente o passado e não pensa muito no futuro. Traz em si otimismo e por isso crê, mesmo em meio às adversidades.


Porém, como todos os temperamentos, traz suas forças e fraquezas.


Forças: Sempre tem amigos, é divertido e contagia os outros, compreensivo e por isso bom companheiro, simpático, destacado e entusiasta e por isso líder…


Fraquezas: É agitado e turbulento, desorganizado, pulsilânime (fraco de ânimo), adora agradar, começa as coisas e não termina, é egoísta e cada vez mais tende a falar muito de si mesmo e de suas qualidades e feitos, tende a desculpar-se sempre de suas fraquezas…


Na Bíblia encontramos um grande sanguíneo, o apóstolo Pedro; ele exibia calor, intensivamente em suas emoções e ação dinâmica. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro. Amava ao Senhor intensamente e era o seu companheiro de todas a horas; por outro lado, era tão pulsilânime (fraco de ânimo), que questionado naquela terrível madrugada da sexta-feira Santa, negou diante de uma empregada o seu Senhor, pelo qual jurara tanto amor. Porém, como todo sanguíneo, teve a coragem de voltar atrás, não olhar para o passado e chefiar a Igreja de Jesus.


Profissionalmente, sanguíneos são bons professores, oradores, vendedores, comerciantes, marqueteiros…


Dicas para servir a Deus: Se você é sangüíneo, use sua habilidade de comunicação para pregar, para falar do reino de Deus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário