segunda-feira, 30 de maio de 2011

Corrigindo sobre Temperamento Sanguineo

Uma seguidora do blog, comentou ter notado a semelhança entre temperamentos sanguineo e colérico. Pediu: "Se puder corrija por favor!" Quero pedir desculpas e passo a correção. (Pe. Antônio)


"Quando se fala do temperamento sanguíneo, se fala de “sangue quente”, de vivacidade. É um temperamento eufórico, vigoroso, que vive o presente, esquece facilmente o passado e não pensa muito no futuro. Traz em si otimismo e por isso crê, mesmo em meio às adversidades.


Porém, como todos os temperamentos, traz suas forças e fraquezas.


Forças: Sempre tem amigos, é divertido e contagia os outros, compreensivo e por isso bom companheiro, simpático, destacado e entusiasta e por isso líder…


Fraquezas: É agitado e turbulento, desorganizado, pulsilânime (fraco de ânimo), adora agradar, começa as coisas e não termina, é egoísta e cada vez mais tende a falar muito de si mesmo e de suas qualidades e feitos, tende a desculpar-se sempre de suas fraquezas…


Na Bíblia encontramos um grande sanguíneo, o apóstolo Pedro; ele exibia calor, intensivamente em suas emoções e ação dinâmica. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro. Amava ao Senhor intensamente e era o seu companheiro de todas a horas; por outro lado, era tão pulsilânime (fraco de ânimo), que questionado naquela terrível madrugada da sexta-feira Santa, negou diante de uma empregada o seu Senhor, pelo qual jurara tanto amor. Porém, como todo sanguíneo, teve a coragem de voltar atrás, não olhar para o passado e chefiar a Igreja de Jesus.


Profissionalmente, sanguíneos são bons professores, oradores, vendedores, comerciantes, marqueteiros…


Dicas para servir a Deus: Se você é sangüíneo, use sua habilidade de comunicação para pregar, para falar do reino de Deus."

domingo, 29 de maio de 2011

Temperamento Colérico

É um temperamento ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente. Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz freqüentemente obter sucesso. Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória. Forças: É otimista, enérgico, prático, líder, audacioso, autodisciplinado e autodeterminado, não tem medo de situações difíceis nem de grandes desafios, estes o estimulam ainda mais, é alguém de objetivos e por isso a dificuldade não o esmorece…


Fraquezas: Ira, impetuosidade, autosuficiência, é vingativo e amargo, muitas vezes falará coisas cruéis, sarcásticas e mordazes (ofensas grosseiras e refinadas), embora seja de fato capaz, sua arrogância tende causar antipatia nos outros temperamentos…


Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.


Na bíblia, temos um grande colérico, Paulo: A principal qualidade do colérico é a força de vontade, que faz dele uma pessoal enérgica, eficiente, resoluta, e um líder cheio de audácia e otimismo. Apesar deste caráter ativo, prático, dinâmico e corajoso, Paulo antes de conhecer a Jesus e receber o Espírito Santo, demonstrou-se um homem cruel, zangado, hostil e amargurado.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Temperamento sanguíneo

É um temperamento ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente. Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz freqüentemente obter sucesso. Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória. Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos.


Forças: É otimista, enérgico, prático, líder, audacioso, autodisciplinado e autodeterminado, não tem medo de situações difíceis nem de grandes desafios, estes o estimulam ainda mais, é alguém de objetivos e por isso a dificuldade não o esmorece…


Fraquezas: Ira, impetuosidade, autosuficiência, é vingativo e amargo, por isso tem tendência ter úlcera antes dos 40 anos, muitas vezes falará coisas cruéis, sarcásticas e mordazes (ofensas grosseiras e refinadas), embora seja de fato capaz, sua arrogância tende causar antipatia nos outros temperamentos…


Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.


Na bíblia, temos um grande colérico, Paulo: A principal qualidade do colérico é a força de vontade, que faz dele uma pessoal enérgica, eficiente, resoluta, e um líder cheio de audácia e otimismo. Paulo foi um portador desse temperamento notável, o livro de Atos e suas cartas no-lo revelam. Apesar deste caráter ativo, prático, dinâmico e corajoso, Paulo antes de conhecer a Jesus e receber o Espírito Santo, demonstrou-se um homem cruel, zangado, hostil e amargurado.


terça-feira, 17 de maio de 2011







A festa da misericordia foi uma benção, foi um dia chuvoso no qual não contavamos com a participação de tantos irmãos. E agradecemos a presença de cada irmão que conosco participou.Tivemos a visita de augumas comunidades: Iwata; Hamamastu; Washizu; Yoshida;Kikugawa; Anjo( Aiti-ken);Kasugaishe; Nagoia e Tokio. Recebemos bastante testemunhos de pessoas que nos procuraram para dizer que sentiram muito a presença de Jesus e que valeu a pena ter estado conosco. Foi um momento rico de misericórdia e bençãos. Padre Higa nos apoiou bastante.


Ele fez uma pregação sobre a misericordia e partilhou sobre Mt 18, exaltando o perdão e o amor de Deus que é rico em misericordia. Foi momento gratificante e de muita sabedoria. Tivemos o momento de confissão e por fim a Santa Missa celebrada por ele. Algumas pessoas nos disseram que no momento da Consagracao do Corpo e Sangue de Jesus a Hostia demostrava claramente viva pelos raios da misericordia . Após a Santa Missa tivemos um momento de confraternização, e para nossa surpresa minha e de meu esposo, a senhora Cleusa e a senhora Teresa veio partilhar conosco das gracas de Jesus e nos disse que uma senhora japonesa que ali se encontrava com elas cujo nome me esqueci no momento , nos disse que ela via muitas gracas sendo derramadas sobre a comunidade. E nos pediu com muito fervor, que gostaria de receber a capelinha em sua comunidade.No momento estava com a minha capelinha ,que havia trago para divulga-la. Era tao contagiante a alegria delas com a capelinha que ,mesmo sem o caderno e a pasta de oracao nao estarem comigo no momento, Movida pelo espirito de alegria e gratidão, portamos a elas a capelinha de Jesus misericordioso.


Deus tem se mostrado com pressa de evangelização, o Senhor parece ter pressa de que sua misericordia entre nas casas, nas familias nas vidas de seus filhos. Tem pressa em nos resgatar em nos mostrar que Ele nos ama e quer nos acolher da maneira na qual nos encontramos. Unidos nas oracoes e no Coracao de Jesus e de Maria essa grande portadora da misericordia.

Carinhosamente Genilde e Edson portadores da misericordia





segunda-feira, 16 de maio de 2011

Reunião com Zeladores em Aracaju

Cheguei hoje - 16 de maio - de Aracaju onde fui pregar o Encontro da Divina Misericórdia na Canção Nova. Dentro do Encontro, pude me encontrar com algumas zeladoras da Capelinha de Jesus Misericordioso para uma reunião. Foi muito proveitoso este momento, onde pudemos constatar o empenho das zeladoras em fazer com que a Misericórdia de Deus possa de fato entrar na casa das famílias zeladas por elas.
Puderam tirar suas dúvidas e partilhar a vida e a alegria que sentem por serem portadoras da Misericórdia de Deus.
Pe. Antonio

domingo, 8 de maio de 2011

A maternidade é sempre um dom de Deus



“Gerei um homem com o auxílio do SENHOR” (Gn.4,1), exclama Eva ao trazer Caim ao mundo, o seu primogénito.



Com estas palavras, o Livro do Génesis apresenta a primeira maternidade da história da humanidade como graça e alegria que brotam da bondade do Criador.


O nascimento de Isaac, que está na origem do povo eleito, é ilustrado de maneira análoga. Deus promete a Abraão, sem descendência e de idade avançada, uma posteridade numerosa como as estrelas do céu (cf. Gn. 15, 5). O patriarca acolhe a promessa com a fé que revela ao homem o desígnio de Deus: “Abraão acreditou no Senhor, e Ele considerou-lho como mérito” (Gn. 15,6)


As palavras que o Senhor pronunciou aquando do pacto estabelecido com Abraão confirmam essa promessa: “A Aliança que faço contigo é esta: serás pai de inúmeros povos” (Gn.17, 4). Acontecimentos extraordinários e misteriosos revelam como a maternidade de Sara é, sobretudo, fruto da misericórdia de Deus, que dá a vida mais além de qualquer esperança humana: “Abençoá-la-ei e dar-te-ei um filho, por meio dela; será abençoada por mim, e será mãe de nações, e dela sairão reis” (Gn. 17, 15-16)


A maternidade aparece como um dom decisivo do Senhor: o patriarca e a sua mulher receberão um nome novo para significar a inesperada transformação que Deus realizará na sua vida. A graça de Deus é mais forte que as situações sem esperança humana.


A vida de uma mulher é completamente transformada quando se torna Mãe. Ela passa a viver inteiramente para o outro. Por isso, quero Parabenizar a você mãe pelo seu Dia.


Deus a abençoe e a seus filhos também.


Pe. Antônio

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O que é temperamento?

Na convivência em família temos que conviver com temperamentos diferentes e aprender a lidar com o temperamento um do outro. Mas o que é temperamento?

Temperamento é a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento da pessoa e que envolve os gens recebidos dos avós e pais e ainda uma imprevisibilidade, algo de imprevisto que pode acontecer; em outras palavras, temperamento é a natureza do homem, que é formada por fatores hereditários, que se encontram profundamente enraizados na pessoa. Temperamento é aquilo que chamamos de meu jeito de ser… E este jeito muitas vezes traz deficiências, como: Reagir de modo diferente do desejado, dificuldade de entender as pessoas e a si próprio.


Na verdade, todo mundo pode mudar e preciso lutar pra isto, não dá pra se acomodar com as atitudes, com o temperamento que se tem. Todo temperamento pode ser mudado, controlado pelo Espírito Santo, já que nenhum temperamento foi criado pelo diabo, nem é bom ou mal em si mesmo, mas todos os temperamentos foram criados por Deus, e possuem fraquezas e virtudes, que o inimigo pode influenciar e trabalhar por meio das fraquezas do temperamento do homem. Quando compreendemos nosso temperamento e o entregamos ao controle do Espírito podemos ser mais felizes.


Depois falaremos de cada um dos temperamentos.


Pe. Antônio Aguiar