domingo, 6 de setembro de 2009

Formação mês de Setembro


Zeladores e Zelados
Tema: Conseqüência da visita de Jesus
“Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo”. (Lc 1,39-40)
Vimos o mês passado que a Missão de levar a Capelinha de Jesus Misericordioso às casas é uma Missão Mariana e uma Missão que corresponde àquilo que a Igreja – segundo o documento de Aparecida – espera que seja realizado por todos. Hoje queremos ver quais são as consequências deste trabalho na vida de quem o realiza e na vida de quem recebe Jesus Misericordioso na sua casa.
Continuamos com Maria que leva em seu seio, como a Capelinha carrega dentro de si Jesus que visita Isabel. Ao entrar na casa de Isabel, Maria a saudou, a cumprimentou. E a palavra diz: Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Ao ouvir a saudação de Maria, Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Vejamos o que diz o documento de Aparecida acerca desse assunto: Assumimos o compromisso de uma grande missão em todo o Continente, que de nós exigirá aprofundar e enriquecer todas as razoes e motivações que permitam converter cada cristão em discípulo missionário. Necessitamos desenvolver a dimensão missionária da vida de Cristo. A igreja necessita de forte comoção que a impeça de se instalar na comodidade, no estancamento e na indiferença, à margem do sofrimento dos pobres do Continente. Necessitamos que cada comunidade cristã transforme num poderoso centro de irradiação da vida em Cristo. Esperamos um novo Pentecostes que nos livre do cansaço, da desilusão, da acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança. “Por isso, é imperioso assegurar calorosos espaços de oração comunitária que alimentem o fogo de um ardor incontido e tornem possível um atraente testemunho de unidade “para que o mundo creia” (Jo 17,21)”. (DA 362)
A Igreja espera um novo Pentecostes, isto é, um novo derramamento do Espírito Santo: Esperamos uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança. Ora, a Comunidade Anunciadores da Misericórdia é uma Comunidade Carismática, uma Comunidade cujos membros diariamente suplicam e pedem a vinda do Espírito Santo sobre si e sobre toda a Igreja, uma Comunidade que vive desta irrupção de graça na Igreja chamada “efusão do Espírito Santo” própria daqueles que se abrem à espiritualidade da Renovação Carismática Católica. Continua o Documento de Aparecida: Por isso, é imperioso assegurar calorosos espaços de oração comunitária que alimentem o fogo de um ardor incontido e tornem possível um atraente testemunho de unidade “para que o mundo creia” (Jo 17,21).
Queremos motivar a você que haja como Maria. Ao saudar Isabel esta ficou cheia do Espírito Santo. Sabemos que isso foi possível por que Maria trazia dentro de si o doador do Espírito Santo: Jesus. Da mesma forma, você pode diariamente pedir e implorar do céu o Espírito Santo que o Senhor disse: “Seria derramado sobre quem o pedisse!” Quero exortar a você Zelador que diariamente você pedisse diariamente ao Espírito Santo que venha sobre você, que venha sobre a sua vida, que venha sobre a sua família, que venha sobre o seu trabalho, enfim, que você também ao levar a Capelinha de Jesus Misericordioso aos zelados motivasse os mesmos a pedir ao Espírito Santo que venha sobre eles, que venha sobre as suas vidas, que venha sobre as suas famílias, que venha sobre seu trabalho, enfim, que você motivasse a todos que busquem abrir-se generosamente ao Espírito Santo para que aconteça com eles o que aconteceu com Isabel: que eles possam ficar cheios do Espírito Santo. E assim cada família possa se tornar um espaço caloroso de oração comunitária, espalhando a cultura de Pentecostes.
Este é o segundo objetivo do Projeto Misericórdia nas Famílias: permitir às pessoas fazer a mesma experiência que fizemos: a efusão do Espírito Santo. Se em cada casa, em cada família houver alguém cheio do Espírito Santo em pouco tempo, Deus pode realizar uma grande obra neste mundo.
PADRE ANTONIO AGUIAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário