quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O que fazer?

A Capelinha é composta pelo Zelador mais quatorze famílias zeladas. O que fazer quando um dos zelados recebe a Capelinha e ao invés de ficar com ela os dois dias conforme plano do Projeto esta pessoa resolver ficar com a Capelinha mais dias esquecendo-se de levá-la à casa seguinte?
Em primeiro lugar cabe ao zelador procurar tal pessoa e ter uma conversa com ela procurando saber o motivo pelo qual ela agiu assim. Pode ser que tenha se passado mal, e, por isso, não teve condições de levar à casa seguinte a Capelinha. Pode ser que tenha tido que acompanhar alguém ao médico, ou mesmo tenha viajado e tenha se esquecido de informar ao zelador, ou ainda esteja passando por uma situação pessoal muito difícil dentro de casa e por isso tenha querido ficar com a presença de Jesus mais dias, já que a presença dele lhe dá mais forças e confiança para superar este momento tão difícil. Podem ser ainda outros motivos que não elencamos aqui. Mas, este deve ser sempre o primeiro passo.
Então, o zelador deve procurar falar com o zelado que caso tenha algum tipo de impossibilidade que o comunique para que ele ou outra pessoa possa passar em sua casa e pegar a Capelinha de Jesus Misericordioso e levar para a casa seguinte. Ou ainda se a pessoa sentir que precisa ficar com a Capelinha de Jesus Misericordioso mais dias em sua casa que pergunte se pode explicando a situação para que o zelador possa ver a possibilidade junto aos demais zelados, de forma que ninguém peque por falar da situação que não conhecem.
Se a pessoa após ter ouvido o zelador continuar a agir do mesmo modo sempre atrasando a entrega da Capelinha de Jesus Misericordioso então o Zelador deve conversar com ela agora não mais sozinho e sim com mais duas ou três zeladas. Buscando sempre saber o motivo, dando sempre à pessoa a possibilidade de se explicar. Se mesmo assim ela persistir no erro, então o zelador precisa reunir o seu grupo de zelados e levar o assunto aos mesmos procurando juntos uma solução que pode ser até a exclusão daquela pessoa do grupo de zelados, substituindo-a por outra pessoa.
Deus abençõe.
Pe. Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário