segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aprender a lidar com o outro


Durante a era glacial animais morriam por causa do frio.
Os porcos-espinhos,percebendo a situação,resolveram se juntar
em grupos,assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente,mas
os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos,justamente
os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados
então precisavam fazer uma escolha: Ou desapareceriam da terra ou aceitavam
os espinhos dos companheiros,com sabedoria decidiram voltar e ficar juntos
Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma
pessoa muito próxima podia causar,já que o mais importante era o calor do outro.
E assim sobreviveram.
MORAL DA HISTÓRIA
O melhor do relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas,mas aquele
onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro,e admirar suas qualidades.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Como iniciar trabalho da Capelinha?

Para iniciar o trabalho da Capelinha de Jesus Misericordioso em algum lugar as pessoas daquele lugar - alguma pessoa pelo menos - precisa tomar a decisão de assumir o trabalho. Tenho percebido que onde as pessoas assumem o trabalho diante do Padre na paróquia, as coisas caminham muito bem.
Assim tem sido em vários lugares do Brasil, assim tem sido também no Japão. Quando as pessoas assumem o trabalho de divulgar a Misericórdia desta maneira o trabalho avança. Que tal: você por acaso não se sentiria chamado (a) a ser um Missionário de Jesus Misericoridoso dando início na sua Comunidade a este trabalho de divulgação da Misericórdia?
Reze e nos escreva.
Padre Antônio Aguiar

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Oração de Despedida da Capelinha de Jesus Misericordioso

Deve ser feita quando a Capelinha sair de uma casa e for para outra casa.

"JESUS, DEUS MISERICORDIOSO, NÓS VOS LOUVAMOS, NÓS VOS BENDIZEMOS E VOS AGRADECEMOS PELA VISITA AO NOSSO LARA. SABEMOS QUE NÃO PODEMOS VOS RETER PORQUE OUTRO LAR VOS ESPERA. POR ISSO, QUEREMOS TE CONSAGRAR NOSSA FAMÍLIA: DEUS PAI MISERICORDIOSO, QUE REVELASTES O VOSSO AMOR A NOSSA FAMÍLIA ATRAVÉS DO VOSSO FILHO JESUS CRISTO E O DERRAMASTES SOBRE NÓS, ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO, CONSOLADOR, VOS CONFIAMOS HOJE OS DESTINOS DA NOSSA FAMÍLIA, DO HOMEM E DO MUNDO. INCLINAI-VOS SOBRE NOSSA FAMÍLIA, SOBRE NÓS PECADORES, CURAI NOSSA FRAQUEZA, VENCEI TODO O MAL, FAZEI QUE TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA RECEBAM A VOSSA MISERICÓRDIA PARA QUE EM VÓS, DEUS UNO E TRINO, ENCONTREM SEMPRE A FONTE DA ESPERANÇA. ETERNO PAI, PELA DOLOROSA PAIXÃO E PELA RESSURREIÇÃO DO VOSSO FILHO, TENDE MISERICÓRDIA DE NOSSA FAMÍLIA E DAS FAMÍLIAS DO MUNDO INTEIRO. AMÉM.

Oração de Recepção da Capelinha de Jesus Misericordioso

Ó Deus Misericordioso, nós te amamos de todo o coração, e cheios de alegria Te acolhemos em nossa casa. Reconhecemos que não somos dignos de que entres em nossa casa, porque somos pecadores. Vós, porém, que sois Amor e Misericórdia quisestes nos visitar.
"Estou à porta chamando. Se alguém escutar meu chamado e abrir a porta, entrarei em sua casa" (Ap 3,20). Eu abro a porta da minha casa para o Senhor e o convido a entrar. Seja bem vindo! Nossa Casa também é sua e nós queremos te acolher nesta frágil Capelinha de Jesus Misericordioso. Temos consciência de que não é a Imagem por si mesma que dá a graça, mas, acreditamos nas palavras que Jesus disse: "Por meio dessa Imagem concederei muitas graças às almas; que toda alma tenha, por isso, acesso a ela." (D. 570), e nos abrimos para receber a tua Graça, Senhor.
Eu o acolho em nossa casa, em nome de toda nossa família, pedindo-vos que os raios da Vossa Misericórdia defendam nossa casa do mal. Te entregamos nossa vida, nossa família; nossa paróquia e dioceses. Suplicamos Vosso auxílio e proteção, exercei sobre nós a Vossa Misericórdia e dai-nos a Vossa Salvação. Amém.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Estou à porta...

Hoje no estudo bíblico me impressionou esta palavra de Ap 3: "Eis que estou á porta e bato. Se alguém abrir a porta eu vou entrar..." Durante minha reflexão veio-me a delicadeza de Nosso Senhor em respeitar a nossa liberdade. Me lembrei de que na Anunciação o Senhor enviou um Anjo - Gabriel - para perguntar a Maria se ela abria a porta do seu coração e desta forma se ela desejava colaborar com os planos do Pai de que seu Filho de encarnasse, fazendo-se homem por meio dela. Deus solicitou a colaboração de Maria e somente quando ela disse sim, que aceitava colaborar com seu plano de amor para a Humanidade, foi que Jesus se encarnou em seu seio por obra do Espírito Santo.
A mesma coisa, Deus continua fazendo nos dias de hoje. Continua solicitando nossa ajuda e não age em nós, nem por meio de nós enquanto não decidimos colaborar com ele de maneira plenamente livre. Somente quando dizemos: "Senhor, eu abro a porta do meu coração, a porta da minha casa, a porta da minha vida para que o Senhor possa entrar e realizar a Obra."; é que ele vai enviar sobre nós seu Espírito Santo para realizar a sua vontade em nós.
Da mesma forma, através do Projeto Misericórdia nas Famílias, Jesus Misericordioso deseja entrar nas casas para aí derramar a sua Misericórdia. Isso só será possível quando uma pessoa decidir livremente abrir as portas da sua casa e da sua vida permitindo que Jesus entre e faça morada. João Paulo II quando foi eleito Papa, suas primeiras palavras foram estas: "Não tenham medo. Abri as portas a Cristo!"
Peçamos ao Senhor que nos dê coragem de nos abrirmos a ele. Seremos os únicos beneficiados com isso.
Padre Antônio Aguiar

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Evangelizar com criatividade

Um amigo português partilhou uma criativa maneira de evangelizar. Veja: Foi engraçado e as famílias divertiram-se ao mesmo tempo que evangelizaram e foram evangelizados>. Então, sejamos criativos tambem nós na evangelização.
Padre Antônio Aguiar

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Oraçao ou formaçao?

Esta pergunta foi feita aos zeladores. As respostas foram diversas. Uma delas foi esta: "Eu creio que a oração e a formação devem caminhar juntos, pois as pessoas precisam fazer a experiencia com o AMOR DE DEUS e como consequência elas devem o procurar conhecer mais o que acontece por meio da oração".

Sinto que este zelador tocou em no x da questão; A primeira e mais importante coisa é que eu faça a experiência com o Amor de Deus, pois somente quando uma pessoa sentir-se verdadeiramente amada por ele vai sentir desejo de o conhecer mais pessoalmente.

Aí entrará num segundo momento que é de querer encontrar-se com Deus para estar a sos com ele, inclusive encontrando tempo para isso. E isso só é possível por meio da oração. Peçamos ao Senhor que nos ajude nesta tarefa.

Pe. Antônio Aguiar

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

QUESTIONARIO

Para você Zelador que ainda não respondeu este questionário para nos ajudar a encontrar uma melhor forma de o ajudar. Peço que responda e envie ao email: soszelador@gmail.com

1-Qual a maior alegria que você experimenta como Zelador da Capelinha de Jesus Misericordioso?
2-Qual a maior dificuldade que você enfrenta?
3-Você se sente acolhido por seu Pároco e comunidade paroquial neste trabalho?
4-Que sugestões você nos daria para podermos ajudar você?
5-Você gostaria de receber a visita do Pe. Antônio Aguiar ou da Equipe de Missionários que trabalha com o mesmo em sua cidade?
6-Você encontraria alguma dificuldade em organizar um grupo de aprofundamento da Misericórdia em sua cidade?
7-Você pensa que seria bom ter um Coordenador Paroquial? Que mudanças você vê acontecer na vida de quem recebe a Capelinha?
9-Como seus Zelados acolhem e cuidam da Capelinha de Jesus Misericordioso?
10-Você percebe que eles praticam obras de Misericórdia espirituais e corporais?
11-Como você se relaciona com os outros Zeladores da sua cidade?
12-Qual é a maior necessidade que você percebe em seus zelados: precisam de oração ou de formação? Ou dos dois?
13-Você recebe a revista Anunciadores da Misericórdia?
14-Você tem motivado a confiança na Misericórdia de Deus em seus Zelados? Como você percebe que eles vivem essa confiança na misericórdia de Deus?
15-Como poderíamos organizar as capelinhas a nível paroquial, o que você pensa? Alguma sugestão?
16-Você conhece e visita o blog: anunciadoresdamisericordia.blogspot.com?

Deus o abençoe
Padre Antônio Aguiar

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Desafio

Qual seria o maior desafio do Projeto Misericórdia nas Famílias? Fiz esta pergunta a um zelador. E ele me respondeu da seguinte maneira: "O fato de estar passando uma imagem pra outra casa já é um desafio , mas creio que o maior desafio é fazer com que todas as pessoas que recebem a capelinha vivam a espiritualidade do projeto, que verdadeiramente amem a Jesus .

Então, por trás do Projeto Misericórdia nas Famílias tem uma espiritualidade? Tem sim. Qual é esta espiritualidade?

A espiritualidade da Misericórdia. Em que consiste esta espiritualidade?

A espiritualidade da Misericórdia conforme revelada por Jesus a Santa Faustina consta de sete pontos que são:

1-Confiança em Jesus Misericordioso;

2-Venerar a Imagem de Jesus Misericordioso;

3-Rezar o Terço da Misericórdia;

4-Rezar na Hora da Misericórdia (15 hs);

5-Celebrar a Festa da Misericórdia (Segundo domingo da Páscoa);

6-Divulgar a Misericórdia;

7-Praticar Obras de Misericórdia.

Toda esta espiritualidade tem como fim me levar a amar Jesus.

Deus abençoe a todos.
PADRE ANTÔNIO