sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Aos zeladores e zeladoras:

Nesse Mês tivemos pregando um Encontro para os zeladores e zeladoras de Aracaju – SE. Graças a Deus, lá as Capelinhas já se encontram em seis Paróquias, e dessa vez, entramos em mais uma diocese: a de Estância na cidade de Lagarto. Deus agiu poderosamente. Lá temos uma Capelinha Infantil com o Luisinho que tem somente dez anos. Sua Irmã que vai fazer quinze anos decidiu se tornar zeladora de outra Capelinha Infantil e esperamos que surjam as primeiras Capelinhas voltadas somente para homens. Podem ver como Deus tem sido misericordioso conosco nessas terras. Todos estão animados para participarem no Congresso das Capelinhas em Niterói nos dias 13 a 15 de dezembro. Inclusive o Padre Anderson Leão que acompanha as Capelinhas lá, já está com a passagem comprada.  Quero então convidar uma vez mais a você para participar do nosso Congresso. Preciso que façam sua inscrição até o final do mês de Setembro. Isso porque as vagas são limitadas. Deus quer muito das Capelinhas nas Famílias. Estou rezando por vocês. Deus abençoe Pe. Antônio Aguiar

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Retiro Espiritual

A Missão em Aracaju foi abençoada. Quero agradecer as orações de todos. E aos zeladores de lá, que nos enviem as fotos para postarmos aqui.
Mas, hoje começa o Retiro Espiritual do Clero de Niterói. Peço que orem por nós.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Encontro em Aracaju

Peço as orações de todos vocês para o Encontro da Misericórdia que teremos em Aracaju esse fim de semana.
Durante o encontro enviaremos mais oito Capelinhas da Misericórdia. Será a terceira paróquia em Aracaju a contar com a presença desse importante meio de evangelização surgido do Carisma Anunciadores da Misericórdia.
E a primeira que será enviada para a Diocese de Estância, também em Sergipe. Dessa forma, a Misericórdia de Deus vai sendo divulgada e se espalhando conforme pedido de Jesus Misericordioso.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Contrição sincera

Vejam o que a graça e a meditação fizeram do maior criminoso. Esse moribundo tem muito amor: "Lembra-te de mim quando estiveres no Paraíso." A contrição sincera imediatamente transforma a alma. A vida espiritual deve ser levada a sério e com sinceridade. (D. 388)

terça-feira, 20 de agosto de 2013

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Oração para o seu dia

Ó meu Jesus, dai-me força para lutar, porque sem Vós nada consigo fazer. Dai-me forças porque Vós tudo podeis. Vedes que sou uma criança fraca e nada posso.
Reconheço todo o poder da Vossa misericórdia e confio que me dareis tudo de que necessita a (o) vossa(o) frágil filha(o). (D. 898)

domingo, 18 de agosto de 2013

Maria está à porta do Paraíso

Maria está à porta do Paraíso; São Pedro nem sempre abre a porta quando chegam os pecadores e, por isso, Maria sofre um pouco, porém, permanece ali, quieta. E à noite, quando se fecham as portas do Paraíso, quando ninguém vê e ouve, Maria abre a porta do Paraíso e deixa entrar todos"

sábado, 17 de agosto de 2013

"Meditar sobre o mistério de Maria é aprofundar no importante papel das mulheres na Igreja"

O papa falou do "caminho de Maria rumo ao céu", que "começou a partir do sim pronunciado em Nazaré, em resposta ao mensageiro celestial que lhe anunciava a vontade de Deus para ela. Cada sim a Deus é um passo em direção ao céu, em direção à vida eterna", disse o pontífice, porque nosso Senhor quer "que todos os seus filhos tenham vida em abundância! Deus quer todos nós com ele na casa dele".

Por ocasião, ainda, do 25º aniversário da carta apostólica Mulieris Dignitatem, Bergoglio recordou o texto do beato João Paulo II sobre a dignidade e a vocação da mulher. "Este documento é rico em ideias que merecem ser retomadas e desenvolvidas; e, na base de tudo, temos a figura de Maria". Portanto, "façamos nossa a oração colocada no final desta carta apostólica", para que, "meditando sobre o mistério bíblico da mulher, condensado em Maria, todas as mulheres encontrem ali a si mesmas e a plenitude da sua vocação, e toda a Igreja aprofunde e compreenda melhor o papel tão grande e importante das mulheres".

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Vencerás pela mansidão

Um dia, um jovem veio falar comigo e começou a dizer uma série de impropérios. Deixei-o falar. Não revidei. Fiquei em silêncio, olhando nos olhos dele.
Quando terminou, calmamente comecei a conversar com ele sem me exaltar. 
Disse-me ao fim da conversa,  que minha postura doeu mais que se tivesse lhe dado um tapa na cara.
Como diz Jesus no Diário 1597: "Vencerás pela mansidão". 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Vencendo obstáculos

Quem é missionário sempre encontra obstáculos para viver bem a missão. O zelador às vezes enfrenta a má vontade do zelado na entrega da Capelinha para a pessoa seguinte, enfrenta a ausência e o descompromissos de muitos na missa mensal, outros a falta de presença na formação mensal, não participando dos encontros, etc.
Aí vem o desânimo, a raiva, a vontade de cortar a pessoa da listagem das famílias que se recebem a Capelinha, corre-se o risco de falar mal da pessoa, etc. Como agir diante de tudo?
A Palavra de Deus diz através de Paulo: "Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus". Se eu olhar para aquela pessoa e aquela situação, e ver nela uma oportunidade que a Misericórdia me oferece para que eu viva a misericórdia com aquela pessoa: suportando com paciência as fraquezas dela, uma oportunidade de perdoa-la se me tiver ofendido, de corrigi-la por estar errada e de ensina-la por estar ignorando, esquecendo-se dos outros, etc. verei que nada pode me abalar, pois, tudo posso naquele que me fortalece.
Aliás, não devo exagerar o tamanho das dificuldades, mas devo sim mostrar às dificuldades o tamanho do meu Deus, o tamanho da confiança que tenho na misericórdia.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Transmissão e a educação da fé na família

A Semana Nacional da Família também se relaciona com a temática do Ano da Fé: “a transmissão e a educação da fé na família”. Nada mais apropriado. Embora a fé possa, e precise, ser transmitida também em muitos outros contextos, além da família, é bem verdade que esta é um dos sujeitos fundamentais na transmissão e educação da fé.
É missão do casal criar um ambiente doméstico que fale da nossa fé: não devem faltar a oração em família, a presença de sinais religiosos na casa, como a Bíblia, o crucifixo ou alguma imagem sacra. A busca do batismo para os filhos, o ensinamento das primeiras atitudes e gestos cristãos, o aprendizado das primeiras orações, a transmissão, aos filhos, da “imagem” cristã de Deus e a introdução na comunidade da Igreja também fazem parte dessa missão dos pais católicos. Em tudo, porém, o fator decisivo na educação é o exemplo dos próprios pais; os filhos pequenos aprendem vendo.
A Comunidade Anunciadores da Misericórdia quer com a Misericórdia nas Famílias colaborar com a transmissão da fé na mesma. Recebi a fé diretamente dos pais, e sei hoje quanto isso foi importante para mim.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Não tenham medo de Jesus

Oh! se os pecadores conhecessem a Minha misericórdia, não se perderiam em tão grande número! Diz às almas pecadoras que não temam aproximar-se de Mim, fala da minha grande misericórdia. (D. 1396)
Essas palavras de Jesus Misericordioso mostram que se divulgarmos a misericórdia, falarmos dela a todos, muitos pecadores não se perderão, mas se salvarão.
Daí ser tão importante acreditarmos na promessa de Jesus, e, incentivarmos as almas a se aproximarem da misericórdia. A Capelinha é uma maneira de fazer isso.
Então, encontremos forças para continuarmos nesse empenho.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Quem pratica a Misericórdia arrasta

As palavras comovem, mas quem pratica a Misericórdia arrasta.
Ela saiu sozinha do convento onde atuava como professora. Para quê?
Para dar comida a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, visitar os presos e os enfermos, acolher os peregrinos, enterrar os mortos, vestir os nús. Para praticar a misericórdia.
Viu sem que chamasse, uma a uma das suas ex-alunas seguir seus passos. Seu nome?
Madre Teresa de Calcutá.

domingo, 11 de agosto de 2013

Feliz dia dos Pais

Quero desejar a todo zelador e zelado que é Pai um Feliz dia dos Pais;
Que o Pai do Céu os enriqueça com suas bençãos.

sábado, 10 de agosto de 2013

Cessem as palavras


Um americano que foi para a África trabalhar com uma associação que distribuía comida.
O trabalhador americano relatou o desespero de tantas pessoas que sofriam de fome, mas o que mais lhe marcou foi uma menina de nove anos.
No final da fila para receber a ajuda tinha sobrado só uma banana, a menina a pegou, a descascou, deu metade ao seu irmão menor e a outra metade para a irmãzinha. Em seguida, ela lambeu a casca de banana.
A partir daquele momento eu comecei a acreditar em Deus, confessou o trabalhador americano.
"Os nossos esforços para curar as feridas da sociedade dependem da nossa capacidade de amar e de ser fieis à nossa missão", reiterou o cardeal de Boston.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Construir uma cultura do encontro

O que Jesus nos ensina é primeiro encontrar-nos, e no encontro, ajudar. Precisamos saber encontrar-nos. Precisamos edificar, criar, construir, uma cultura do encontro. Tantos desencontros, problemas na família, sempre! Problemas no bairro, problemas no trabalho, problemas em todas partes. E os desencontros não ajudam. A cultura do encontro. Sair para encontrar-nos. E o lema diz, encontrar-nos com os mais necessitados, ou seja, com aqueles que precisam mais do que eu. Com aqueles que estão passando um mal momento, pior que o que eu estou passando. Sempre existe alguém em pior situação do que eu, hein?, Sempre! Há sempre alguém. Então, eu acho que estou tendo um momento difícil, venho à fila para encontrar-me com São Caetano e com Jesus, e depois saio para encontrar-me com os demais, porque sempre há alguém pior do que eu. É com esses que nós temos que nos encontrar. (Papa Francisco)
O Projeto Misericórdia nas Famílias ajuda na construção dessa cultura do encontro tão querida pelo Santo Padre. Empenhemos então nossos esforços para a realização dessa realidade.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O Papa fala sobre a Missão


Francisco convida a todos a dar mais relevo à dimensão missionária nos programas pastorais e formativos. “A missionariedade não é somente uma dimensão programática na vida cristã, mas também uma dimensão paradigmática que diz respeito a todos os aspectos da vida cristã”.
Diz:  “a missionariedade da Igreja não é proselitismo, mas testemunho de vida que ilumina o caminho, que leva esperança e amor”.
E repete mais uma vez que “a Igreja não é uma organização assistencialista, uma empresa, ou uma ONG, mas uma comunidade de pessoas, animada pela ação do Espírito Santo que viveram e vivem o estupor do encontro com Jesus Cristo e desejam partilhar esta experiência de profunda alegria”.  
O trabalho realizado pelo zelador não é assistencialismo, mas um trabalho iniciado e movido pelo Espírito Santo com a intenção de levar a misericórdia a todas as famílias.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Pedido do Papa

Uma das frases mais marcantes do Papa Francisco foi: "Rezem por mim".
Essa frase mostra a consciência de uma pessoa que sabe precisar da oração dos irmãos para conseguir realizar a vontade de Deus.
Santa Faustina diz: "Toda graça provêm da oração".
Concluo dizendo: "Rezem por mim".

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Diário de Santa Faustina


O que é o Diário de Santa Faustina?
Foi um livro escrito por Santa Faustina?
E a resposta é não. O Diário são as anotações espirituais que a Santa fazia a pedido do seu diretor espiritual e que ele depois lia e dava-lhe a orientação espiritual a partir dos mesmos. Após a morte da santa, essas anotações foram estudadas pela Igreja e a mesma autorizou sua publicação com o nome Diário de Santa Faustina.
Os escritos tratam dos encontros de Jesus Misericordioso com Santa Faustina e do que esse lhe pedia. O próprio Jesus Misericordioso disse acerca do Diário incentivando Santa Faustina a escreve-lo:A TUA TAREFA É ESCREVER TUDO O QUE TE DOU A CONHECER SOBRE A MINHA MISERICÓRDIA PARA O PROVEITO DAS ALMAS, QUE LENDO ESSES ESCRITOS EXPERIMENTARÃO CONSOLO NA ALMA E TERÃO CORAGEM DE SE APROXIMAREM DE MIM. (D. 1396)

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Jesus pede o possível

Na divulgação do culto da Misericórdia, Jesus nos pede o possível:
Faça tudo o que puderes pela divulgação do culto a Minha Misericórdia. O que não conseguires, eu completarei. (D. 1074)
De modo, que devemos procurar realizar tudo o que nos for possível. O que a gente não puder, não devemos ficar preocupados ou angustiados. O que não conseguirmos, é a parte do Senhor. Ele completará.

domingo, 4 de agosto de 2013

Faltam padres

Hoje, dia do sacerdote, quero homenagear os ministros da Misericórdia.
Os números são da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). E revelam um Brasil dividido: enquanto no Paraná há um padre responsável por 5,9 mil habitantes, essa média chega a ser mais de duas vezes maior no Maranhão: 13,7 mil pessoas por sacerdote. O Estado nordestino, vale lembrar, tem proporção de católicos bem acima da média nacional - 74% ante 64%.
Apesar dessa disparidade, os números mostram que nunca houve tantos padres quanto agora no Brasil. Em 1970, eram 13 mil sacerdotes, número que pulou para 22 mil em 2010. O período de maior crescimento foi justamente de 2000 para cá.
Portanto, ainda falta muitos sacerdotes para que a Misericórdia de Deus possa verdadeiramente chegar a todos os corações. Eles são aqueles que como canais, Jesus utiliza para fazer com que a sua misericórdia possa correr para a humanidade. Rezemos: "Olhai Senhor, para a Vossa Messe e tende piedade do seu povo. Enviai sacerdotes."

sábado, 3 de agosto de 2013

Não tenha medo de arriscar

Risco é aceitar ser diferente para melhor, na estrada da santidade, sem nivelar nossa vida por baixo! Risco é anunciar a verdade, primeiro a cada um de nós e depois testemunhá-la na coerência do testemunho. Risco é dizer à juventude que vale a pena seguir o Evangelho e que o consumismo, o relativismo e o indiferentismo não conduzem à realização. Risco é anunciar aos que caem que Deus é misericordioso e espalhar o perdão por toda parte.
Arriscar-se é não ter medo do diálogo com quem é diferente e edificar pontes com todos.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

UM GESTO VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS

Ao retornar a Roma, o papa foi agradecer a Maria

“Voltei para casa e lhes garanto que a minha alegria é maior do que o meu cansaço”, anunciou o papa Francisco no Twitter logo após a chegada ao aeroporto romano de Ciampino, nesta segunda-feira de manhã, proveniente do sucesso retumbante da JMJ 2013 no Rio de Janeiro. 

O Santo Padre desceu sorrindo do avião que aterrissou às 11h25 da manhã, hora de Roma, e prosseguiu de carro até o Vaticano, passando antes pela basílica papal de Santa Maria Maior para realizar um ato de ação de graças diante da imagem da Mãe de Deus, Maria Salus Populi Romani.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Agosto Mês Vocacional

No Mês Vocacional, queremos trazer o exemplo de Nathan de Brito, a criança que  levou o Papa Francisco às lágrimas durante um de seus passeios de papamóvel entre a multidão no Rio de Janeiro na JMJ. Ele queria entregar uma importante mensagem ao pontífice.
 “Santo Padre, eu quero ser sacerdote de Cristo, um representante de Cristo”, disse o menino.
Uma criança que nos mostra a importância de responder ao chamado de Deus. Você zelador e zeladora também recebeu um chamado de Deus. Talvez esteja desanimado devido às dificuldades, mas não desista, Cristo conta com você.